domingo, julho 08, 2007

Não seria culpa de todos nós?

Olá, como estão indo?

Achei esta citação no profile do orkut de uma amiga e perguntando a ela descobri que as frases são de um filme alemão chamado The Edukators (nome em inglês, lógico) . Então, parei pensar um pouco sobre o que ela falava:
"Hardenberg: I admit that some of what you say is true, but I'm the wrong person to be blamed for. Yes, I've been playing the game but I didn't make up the rules.
Peter: It's not who invented the gun, man. It's who pulls the trigger..."

Tradução: "Hardenberg: Eu adimito que algumas das coisas que você fala são verdades, mas eu sou a pessoa errada para ser acusada por isso. Sim, eu estive jogando o jogo mas não não fui eu quem criou as regras.
Peter: Isso não é sobre quem inventou a arma, cara. É sobre quem puxa o gatilho."
Diversas vezes agimos como a personagem Hardenberg e culpando a sociedade, quem está no poder, "todo mundo", ou "quem inventou a arma" pelos nossos erros. Só que cabe a nós a decisão de usar a arma ou não. Se "todo mundo" joga lixo na rua, xinga o colega ou até a mãe, briga, não quer dizer que é correto, e não podemos nos justificar dizendo "Ah, todo mundo faz mesmo...".

Essa decisão é exclusiva de cada um. Mas antes de tomar essa decisão, a primeira coisa que devemos fazer, como em qualquer outro problema, é admitir a existência deste.

Abraços.

Nenhum comentário: