sexta-feira, julho 13, 2007

Nip/Tuck

Nip/Tuck (Estética, no Brasil) é uma série americana da FX Networks ganhadora do Globo de Ouro em 2005 como melhor série de televisão de drama. Desde sua estréia em 2003, já foram ao ar quatro temporadas do seriado, todas já lançadas em DVD, sendo que a quinta tem data pra começar no segundo semestre desse ano.

A série mostra a vida de dois cirurgiões plásticos, Sean McNamara (Dylan Walsh) e Christian Troy (Julian McMahon), que são sócios em uma bem sucedida clínica em Miami, Florida. Com estilos diferentes de vida, enfrentam diversos problemas tanto na clínica como na vida pessoal que são abordados ao longo a série.
Todos os episódios levam o nome de um paciente e a imagem acima é exemplo de uma cena comum no começo de cada episódio. Nesta, eles entrevistam e diagnósticam o paciente fazendo sempre uma pergunta do tipo: "Tell me what you don´t like about your self?" - "Me diga o que você não gosta em você."

A série aborda diversos assuntos que são muito polêmicos mas creio que a abordagem principal desta seja em torno do desejo de mudança das pessoas que vêem na cirurgia plástica a solução. Em grande parte das vezes, quando são questionadas do que não gostam nelas, as pessoas apontam algum defeito físico que gostariam de mudar com a cirurgia; e após a realização desta muitas vezes não se sentem melhor, ou até querem voltar ao que eram anteriormente.

Vejo que isso acontece em nossas vidas também. Talvez, a grande maioria de nós não têm o desejo de fazer uma cirurgia plástica porque isto não está próximo de nossa realidade. Mas por vezes, desejamos mudar nosso visual, nosso estilo, o jeito de se vestir para nos sentirmos melhores ou mais bonitos. Por outras vezes, não desejamos mudar nossa aparência, mas algo em nós que cause efeito similar.

Se também lhe questionassem "what don´t you like about your self?" - "o que você não gosta em você" hoje, o que você responderia?

Seriam estas coisas, que não lhe agradam, materiais ou estéticas como nos casos da série - nos quais os pacientes acreditavam que mudando a aparência física iriam solucionar seus problemas? Ou seriam defeitos ou sentimentos ruins os quais você pretende trabalhar para que se tornem mais amenos?

Em todo caso, Nip/Tuck me faz pensar em tudo isso, e me questionar sobre onde tenho errado, e onde posso trazer melhoras.

Um abraço e até quarta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que a maioria das pessoas buscaria mudar a sua aparência, já que nos dias de hoje os relacionamentos são superficiais. Nesses relacionamentos em geral não se conhecem as qualidades e defeitos uns dos outros, então, as pessoas que querem ser aceitas umas pelas outras não buscariam mudar seus defeitos em qualidades.
Infelizmente vivemos um mundo de máscaras, onde importa a máscara e não a pessoa por trás dela.
Mas podemos lutar para mudar isso.