quarta-feira, maio 30, 2007

Ao desconcerto do Mundo - Luis de Camões

Este é um das poesias líricas de Camões. Ouvi ela na aula hoje, e me chamou a atenção a idéia dela:

"Os bons vi sempre passar
No Mundo graves tormentos;
E pera mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado.
Assim que, só pera mim,
Anda o Mundo concertado."

Luís de Camões

O texto fala da desordem do mundo, onde o autor coloca da seguinte forma: Ele sempre via os "bons" se darem mal, e os "maus" se darem bem... Baseado nisso o autor se tornou mau para alcançar tais privilégios. Entretanto, ele acaba se dando mal.

Parei pra pensar nisso, e vi quanto era interessante essa idéia. Que privilégios os "maus" tem ao fazer coisas "más"? A resposta, eu diria, é nenhum.

Vejo que fazer o "mal" é também uma fuga para os nossos problemas, como muitas vezes zombamos de alguém primeiro para não sermos zombados. Isso acaba enaltecendo nosso ego, e nos sentimos mais preenchidos por um breve momento. Isso é um único exemplo, mas podemos pensar em vários. Isso são situações baseados no senso comum de mal e bem.

Portando, vejo como as vezes o errado é tentador nos parecendo correto e que pode nos beneficiar. Mas será que beneficia mesmo? Um político que rouba por exemplo, vê no dinheiro um fonte de soluções para sua vida; e será que o dinheiro soluciona os problemas dele mesmo? Tenho certeza de que não, tanto é que ele sempre quer mais e mais... porque nunca o que ele já tem é o suficiente.

Pensando nisso, vejo como a "justiça", o julgamento humano é errado, é fraco.

Vejo, finalmente, que não podemos alcançar a justiça por nossas forças, ações e feitos; Pois o que é justiça de um mundo que está de ponta cabeça?

Abraços.

Nenhum comentário: