domingo, junho 10, 2007

Amor de ações ou de palavras?

Essa é uma citação que me chama bastante atenção. Descobri-a há poucos dias atrás, quando estava lendo algumas citações famosas.
"O sincero amor quase não fala; melhor se adorna com fatos e ações a verdadeira fé, não com palavras".
William Shakespeare em Os Dois Cavalheiros de Verona
Pra mim, fica bem claro a diferença entre o amor cheio de palavras e o sincero amor a que Shakespeare se refere. Quando, anteriormente, escrevi sobre o filme Closer, fiquei com a mesma idéia na cabeça; o filme me ajuda a enfatizar essa diferença.

O amor cheio de palavras, que também ocorre no filme, me mostra ser quase sempre inteiramente vazio. Temporariamente, esse amor agrada as duas partes, mas com o tempo isso se mostra falso. Vejo isso em como os relacionamentos entre pessoas é hoje - diversos casais parecem se preencher por um período, depois percebem que não faziam sentido juntos e se separam e muitas vezes nem se falam mais. Esse é um amor cheio de palavras, mas com poucas ou nenhuma ação - não sincero, não verdadeiro, um amor mundano.

Em contrapartida, vejo como o amor de ações é diferente. É um amor completo, que não precisa de palavras pra ser demonstrado - creio que não seja necessário que o amor de uma mãe por filho seja expressados em palavras, é algo subentendido, natural. Vejo isso em relacionamentos que se criam aos poucos, onde as pessoas aos poucos expressam amor em ações, não em simples palavras.

Também como o autor fala, entendo que deve-se ter fé, confiança nesse sincero amor pra que aos poucos ele possa crescer e se desenvolver. Creio que sem fé, sem confiança não se constrói nenhum relacionamento duradouro.

Então pensei nas seguintes perguntas:
Que tipos de relacionamento temos desenvolvido? Com um amor sincero, ou um cheio de palavras? Temos tido fé nesse amor?

Grande abraço!!

Um comentário:

digo disse...

Show de bola o post!
Me fez pensar sobre como está a minha relação com as pessoas que amo e de como eu tenho demonstrado esse amor...

Me faz pensar também, que as pessoas não exprimem seus sentimentos por cause do mundo, que é frio. Sendo assim, as pessoas tem medo de expressar ou receber demonstrações desse sentimento que é o maior que todos os outros!

Vale a pena gastar(ganhar) algum tempo pensando nisso não?! =D

Um grande abraço!