terça-feira, abril 24, 2007

Closer (2004)


Closer é um filme de 2004. Escrito por Patrick Marber e dirigido por Mike Nichols, o filme tem um roteiro bem interessante, surpreendente, rápido e é bem escrito.

O filme, que se passa num período de 4 anos em Londres, mostra os relacionamentos entre Alice Ayres (Natalie Portman), Dan Wolfe (Jude Law), Anna Cameron (Julia Roberts), Larry Gray (Clive Owen). A maioria dos diálogos acontecem entre os quatro personagens principais, e tem um linguajar bem pesado e explicito.

A grande temática do filme é traição. O que me chama atenção no filme é o excesso de mentiras, traição, infidelidade, linguagem pesada que explicita a podridão do mundo que vivemos chegando a chocar.

É um bom filme pra parar e se pensar em nossa vida, em nosso mundo.

Uma frase que me chamou muita atenção é da personagem Alice em diálogo com Dan:
"Where is this love? I can't see it, I can't touch it. I can't feel it. I can hear it. I can hear some words, but I can't do anything with your easy words."
Tradução: "Onde está esse amor? Eu não posso ve-lo. Não posso toca-lo. Não posso senti-lo. Não posso ouvi-lo. Eu posso ouvir algumas palavras, mas não posso fazer nada com essas suas palavras fáceis."
Essa frase me faz pensar como o amor mundano é feito de palavras, mas só delas, sendo um amor vazio.

Para saber mais sobre o filme veja:
* Site oficial do filme
* Artigo da Wikipédia em Português
* Artigo da Wikipédia em Inglês
* Frases e citações do filme em Inglês
* Closer no Internet Movie Database

Um abraço

Nenhum comentário: