sábado, dezembro 22, 2007

Desumano ou humano?

É comum ouvirmos no cotidiano: "Tal atitude foi desumana", sempre se referindo a algo brutal, não aceitável. Entretanto, se pararmos para pensar "tal atitude" sempre provém de dentro do próprio homem, sendo, portanto, humana.

Então, podemos constatar que há um paradoxo quando se fala isso: como se pode dizer que uma atitude é deshumana, ou seja, que não provém do homem se ela é realizada pelo homem?

Esse paradoxo existe graças à própria essência do homem que é corrupta. Em Marcos 7.21-23 Jesus afirma que "os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura" provém de dentro do homem e o contaminam.

Dessa forma, podemos notar que o mundo prega uma coisa diferente de como age, valendo o ditado “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Por exemplo, se questionarmos um grupo de pessoas, ninguém concordará que roubar é correto, todavia assaltos, furtos e sonegações ocorrem todos os dias.

O mundo continua a agir dessa maneira porque mesmo muitas vezes sabendo que existe um padrão perfeito, que provém de Deus, tenta buscar a perfeição por suas próprias forças. Dessa maneira, fica claro que quando seguimos um padrão errôneo e falho, os resultados serão imperfeitos.

Portanto, melhor seria se agíssemos de forma não humana, seguindo um padrão divino, perfeito, de forma que o que chamamos hoje de desumano não venha mais a acontecer a nossa volta.
  • "Everyone thinks of changing the world, but no one thinks of changing himself”
  • “In the name of God, stop a moment, cease your work, look around you.” – ambas de Liev Tolstói

2 comentários:

Anônimo disse...

dizer "tal atitude" significa nada a não ser Ação que pode ser humana ou desumana, assim sendo, tudo o que disse é proveniente de sua imaginação, obrigado.

Anônimo disse...

Humano = Homo Sapiens, o que significa "homem sábio".
Desumano, ou "deshumano", aquele que age fora da sabedoria,
ou puramente segue instintos animalescos.